10 dicas de como se preparar para a vistoria de entrega de chaves
Atualizado: 8 de abr. de 2022
Quando se está prestes a realizar o sonho de adquirir sua casa própria, torna-se imprescindível alguns cuidados no momento da vistoria de entrega de chaves. Sabendo disso a equipe da Motta Martins separou 10 dicas para que você se prepare de forma a garantir que esse momento não se torne um pesadelo, aproveite também a dica bônus contida ao final dessa sequência. Vejamos:

Dica #1 Tabelas de Garantias e prazos de manutenção
São documentos comuns entregues aos proprietários no momento da “vistoria de entrega das chaves”, como os nomes sugerem, o primeiro documento trata dos tempos de garantias de cada elemento contido na edificação e o segundo, responsável pelos prazos de manutenção que devem ser respeitados a fim de evitar a perda da garantia.
Dito isto, é importante o novo proprietário se atentar aos prazos e quando fizer as manutenções, guardar as notas fiscais, recibos ou até mesmo tirar fotos do serviço executado para que resguarde o bom funcionamento da edificação.
Dica #2 Tudo deve estar funcionando
Não se prenda apenas aos pequenos detalhes como se a entrega das chaves fosse a única chance de observar todo o imóvel. Faça uma análise criteriosa da construção como um todo, o mais importante da entrega é que tudo esteja funcionando perfeitamente.
Dica #3 Anote suas dúvidas e observações
Em posse do memorial descritivo - que nada mais é do que um documento que descreve tudo que a construtora deve entregar no imóvel - leia atentamente suas especificações e detalhes, grifando suas dúvidas para apresenta-las no dia da vistoria juntamente com o próprio memorial.
Dica extra: Evite levar familiares ou crianças à vistoria, sua atenção e concentração exclusiva nos procedimentos é fundamental para uma boa avaliação do estado de entrega do empreendimento.
Dica #4 De atenção as esquadrias (portas e Janelas)
Identifique arranhões e pinturas danificadas, abra e feche as postas várias vezes e teste todas as chaves nas fechaduras e trancas, inclusive a do banheiro. Além disso identifique problemas de vedação, verificando se há manchas (mofo) ou fissuras nos cantos das janelas por dentro e por fora.
Dica #5 Fique de olho nas instalações elétricas
Para as instalações elétricas, leve consigo um carregador de celular bivolt e teste todas as tomadas, além disso teste todos os interruptores e pontos de luz. Na impossibilidade de efetuar tais testes, declare no relatório de checklist da construtora que tais pontos elétricos não foram testados e o motivo.
Dica #6 Teste sem moderação as instalações hidráulicas
Abra todas as torneiras e observe a água escoando por pelo menos um minuto, verifique se não há vazamentos nas conexões das torneiras e/ou nos sifões logo abaixo da pia. Nas descargas das bacias sanitárias, se atente se a vazão é satisfatória e repita os testes por mais de duas vezes a fim de atestar o bom funcionamento. Não se esqueça de testar o escoamento das águas em direção ao ralo, verifique o chão do boxe, do chuveiro, da área de serviço, varandas e etc.
Dica #7 Quanto aos revestimentos (Cerâmicas e Rejuntes)
Não deixe de fazer uma verificação visual dos pisos e azulejos para certificar-se de que não há peças com tonalidades de cores diferentes, trincadas ou manchadas, desníveis ou descontinuidade. Bata levemente nas peças cerâmicas (como se estivesse batendo em uma porta “toc-toc”), caso identifique peças cerâmicas com som cavo (oco), significa que a peça está mal assentada.
Dica #8 A pintura
Para vistoria da pintura, verifique se há sombras, escorrimentos de tinta, fissuras ou rachaduras. Para melhor identificar problemas, feche a janela e acenda a lanterna do celular paralelo a parede.
Dica #9 Garagem, bicicletário e escaninho
Caso tenha uma vaga de garagem demarcada, meça seu tamanho com o auxílio de uma trena e confronte com o tamanho descrito no memorial. Verifique além disso a vaga no bicicletário e seu escaninho.
Dica #10 Todas sua dúvidas foram sanadas?
Ao final da vistoria, analise se todas as suas dúvidas foram sanadas e se todas as suas solicitações foram anotadas. Não deixe de fotografar o checklist para que você possa usa-lo na revisita. No caso de imóveis que foram personalizados durante a construção, peça ao profissional responsável que o acompanhe durante a vistoria.
Como dica bônus, saiba que atualmente os novos proprietários, na hipótese de não se sentirem seguros para a realização da vistoria de seus imóveis, normalmente contam com o apoio de uma consultoria profissional para identificar com precisão, todos os detalhes
que devem ser observados. A Motta Martins promove o acompanhamento e auxilio de novos proprietários no momento da entrega das chaves. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre nossos serviços:
https://linktr.ee/mottamartins.pericias