top of page
Buscar

Como não errar na hora de comprar um imóvel

Atualizado: 8 de abr. de 2022


Com um valor bem expressivo, é inegável que comprar um imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer um, seja ele para moradia ou investimento. Então para evitar futuras dores de cabeças e frustações por falta de conhecimento, nós da Motta Martins separamos 8 importantes dicas para não errar na compra do seu tão sonhado imóvel, acompanha com a gente:


Imagem com uma lupa sobre uma casa simbolizando a analise que deve ser feita no imóvel
Fique de olho! dicas para não errar no momento de adquirir seu imóvel

Dica #1 Novo ou usado? Qual tipo de imóvel pretende adquirir?

Priorize entender quais as características do imóvel que pretende comprar, por exemplo: A metragem apropriada para a sua família; quantas vagas de garagem precisa; se você gostaria de adquirir uma casa ou apartamento; quais as características da região onde pretende morar; entre outras. Levante o máximo de questões para orienta-lo na busca.


Dica #2 Não invista sem avaliar bem sua situação financeira

Uma boa entrada faz total diferença no fluxo do pagamento. Passe um bom tempo com os corretores tentando entender ao máximo sobre as condições de pagamento, tire todas suas dúvidas.


Dica #3 Não compre o primeiro imóvel que visitar

Faça comparações comerciais de modelos mais próximos possível com o qual tem interesse.


Dica #4 Lembre-se do condomínio

Seja o imóvel para compra ou para locação, lembre-se que em casos de prédios ou grupos de casas residências, as taxas do condomínio podem ter um grande impacto financeiro por mês em seu orçamento. Evite surpresas e consulte a média do condomínio, visto que as taxas para um imóvel podem variar dependendo do seu tamanho.


Dica #5 Infraestrutura disponível

Analise bem a infraestrutura disponível na região que tiver interesse. É importante visitar o empreendimento durante o dia e à noite.


Dica #6 Imóveis usados

Caso esteja procurando um imóvel usado, evite transtornos, seja firme com o corretor em relação ao que espera, peça informações a respeito antes de marcar a visita de reconhecimento. Procure por profissionais que conheçam de fato o imóvel e que lhe deem o máximo de informações possíveis. Siga esta dica e evite visitas improdutivas e maior qualidade na triagem.


Dica #7 Discrepâncias

Fique de olho! Ao aplicar a Dica#3, havendo muita discrepância dos valores entre os modelos de imóveis comparados, verifique sua regularidade, documentações, o que está incluso no valor e converse abertamente a fim de entender melhor a divergência. Leve os documentos do imóvel e do proprietário para seu advogado de confiança;


Dica #8 Faça uma vistoria

As vistorias tem por finalidade certificar que o imóvel que você pretende comprar ou alugar, atende as especificações contidas no contrato. Assim, uma vistoria bem elaborada demonstra ao comprador se o imóvel está apto a ser habitado, se seu tamanho corresponde ao enunciado entre outras diversas questões.


Essas são algumas dicas básicas para você garantir o máximo de assertividade na escolha do imóvel mais apropriado a sua necessidade. Aproveitamos essa oportunidade para demonstrar que a Motta Martins fornece vistorias detalhadas para as mais diversas finalidades, inclusive para a compra do seu tão sonhado imóvel. Gostou? Então conheça nossos canais de comunicação no link contido na parte inferior desse artigo


35 visualizações0 comentário
bottom of page